- Área: 27500 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Paul Rivera
-
Fabricantes: CYMISA, Carpenter, Grupo Arca, Porcelanosa Grupo, Porcewol by Alfher, Solarix, Ula Light
Playa del Carmen tem sido um dos destinos paradisíacos mais procurados no Caribe mexicano, e agora, com a implantação do Hotel Grand Hyatt Playa del Carmen dará um novo salto no seu desenvolvimento.
Dentro de um edifício irregular com 140m de frente para a praia, uma topografia descendente que encontra o nível do mar e uma importante área natural de manguezais a conservar nasce este projeto no coração de Playa del Carmen.
Vários estudos de distribuição, aproveitamento do prédio e respeito à área natural levaram a criar um partido arquitetônico que basicamente se divide em três blocos. Cada bloco se conceitualiza com uma intenção e uso diferente pra obter uma ampla gama de sensações, percursos e experiências no hóspede ou visitante.
O primeiro bloco é a conexão entre a avenida e o hotel que se consegue através de uma rua pedonal e veicular confinada por comércios locais que criam um ambiente urbano, casual, similar a afamada 5th avenida. Esta rua interna se eleva e marca o acesso até a praça principal que se converte em um lobby urbano. Aproveitando tal elevação, embaixo da praça estão os salões de festa e embaixo da rua interna está localizada a área administrativa e de operações.
O segundo bloco se situa no centro do terreno como elemento de conexão visual e espacial entre os blocos. Possui uma forma retangular rodeada por um edifício de habitações com quatro pavimentos. No seu interior, encontram-se os extraordinários manguezais que são respeitados e utilizados para a criação e um jardim central, cenário perfeito para as habitações circundantes.
Acima do jardim e justo no centro do segundo bloco se desenvolve um caminho de pedestres ao ar livre, com conveniências, quiosques e extraordinárias vistas ao mar que podem ser apreciadas desde o primeiro bloco. O espaço embaixo deste passeio é aproveitado para as salas de reuniões e spa. Um grande volume curvo e cônico que emerge da terra recoberto em pedra é o elemento principal do spa. Seu desenho faz alusão aos maravilhosos cenotes da área. No seu interior cria-se um espaço grande e tranquilo com espelhos d'água para o relaxamento do hóspede.
O terceiro bloco, por ser o mais próximo do mar, possui as melhores vistas, as quais se dividem e potencializam-se através de uma imponente abertura de 55m de comprimento com 12m de altura.
Este último bloco é o coração do hotel e onde estão localizados os equipamentos destinados ao entretenimento com a vantagem de ter contato direto com a praia. As piscinas e terraços rodeiam o edifício de quatro níveis destinado aos dormitórios e suítes com as melhores vistas.
A seleção de materiais e revestimentos foi baseada na mimetização com o contexto, pedras de cor areia, uso abundante de madeiras naturais, constante presença de vegetação própria da área, vários espelhos d'água, iluminação cálida e indireta, entre outras coisas. Grandes e importantes espaços do projeto foram desenhados especificamente para abrigar peças de arte. O conceito foi trabalhado em conjunto com o artista César López-Negrete e sua obra foi criada especificamente para este projeto.